Osasco terá uma representação significativa nas Paralimpíadas de Paris 2024, com três atletas integrando a delegação brasileira. Claro Lopes de Oliveira, conhecido como Kau, da Seleção Brasileira de Taekwondo, embarca nesta terça-feira (13), para a competição. Já Thiago Costa e Wellington Platini, atletas do vôlei sentado, já se encontram em Paris.
Kau, morador do Jardim Bonança e beneficiário do programa bolsa atleta da Prefeitura de Osasco, fará sua estreia na competição no dia 31/08. Sua jornada no esporte paralímpico começou após um acidente de trabalho em 2016, que resultou na amputação de sua mão e punho direito. Superando adversidades, Kau iniciou no taekwondo paralímpico em 2018 e hoje ocupa a 8ª posição no ranking mundial.
No vôlei sentado, Thiago Costa e Wellington Platini farão parte da Seleção Brasileira, que estreia contra a Alemanha no dia 30/08. A dupla foi fundamental na conquista do título invicto no Parapanamericano de 2023, no Canadá, que garantiu a vaga do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris.
Os três atletas osasquenses integram a maior delegação brasileira da história dos jogos paralímpicos, composta por 254 esportistas com deficiência, além de atletas-guias e equipes de apoio em diversas modalidades.