Início Cidades Osasco recebe selo prata do Ministério da Saúde por combate à transmissão...

Osasco recebe selo prata do Ministério da Saúde por combate à transmissão vertical do HIV

0
selo prata ministerio de saude osasco
Cerimônia para a entrega do certificado, em Brasília / Foto: Saúde/PMO

A Prefeitura de Osasco conquistou o selo prata do Ministério da Saúde pelo trabalho na eliminação da transmissão vertical do HIV. A certificação “Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical do HIV” foi entregue em cerimônia realizada em Brasília, na última sexta-feira (29).

O prêmio reconhece o esforço do município em garantir a saúde de mães e bebês e representa o segundo reconhecimento recebido pela cidade este ano por suas ações de combate à transmissão do vírus.

De acordo com a administração municipal, a conquista do selo é resultado de um trabalho conjunto de diversas áreas da Secretaria de Saúde de Osasco. A estratégia envolveu a criação de uma comissão municipal, composta por representantes da Atenção Básica, Atendimento Especializado, Urgência e Emergência, Rede Hospitalar, Vigilância em Saúde e sistemas de apoio. Além disso, a secretaria elaborou um relatório detalhado sobre os casos de gestantes e crianças expostas ao HIV, documentando as ações realizadas e os resultados alcançados.

O Ministério da Saúde validou as informações apresentadas pela Prefeitura de Osasco após uma visita técnica realizada entre os dias 3 e 5 de julho. A equipe do ministério vistoriou a Maternidade Municipal, Unidades Básicas de Saúde e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) para confirmar a veracidade dos dados.

A certificação avalia o desempenho municipal em quatro eixos principais: Vigilância Epidemiológica e Qualidade dos Dados, Programas e Serviços, Diagnóstico e Direitos Humanos.

Osasco está entre os 31 municípios brasileiros que receberam o selo prata em 2024. O secretário de Saúde de Osasco, Fernando Machado, celebrou a conquista: “Este selo é o reconhecimento de um trabalho intenso de toda a nossa equipe da saúde, que se dedica incansavelmente para garantir a qualidade de vida da população, a proteção das mães e filhos de nossa cidade e o compromisso da gestão com as melhores práticas de saúde pública e o bem-estar de todos”.

Anteriormente, Osasco já havia sido premiada pelo Estado de São Paulo com o Prêmio Luiza Matida, que também reconhece municípios com destaque em ações de prevenção à transmissão vertical do HIV. A premiação dupla reforça o compromisso da cidade com o combate ao vírus e a promoção da saúde materno-infantil.