Entre os dias 24 e 26 de janeiro, a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi palco da 3ª Edição da Copa dos Estados de Beach Tennis, um dos eventos mais importantes da modalidade no país. Organizada pela Associação de Beach Tennis do Rio de Janeiro (ABTERJ), a competição contou com a participação de 400 atletas de 10 estados brasileiros, que se reuniram no Quiosque Nativo para disputar as primeiras posições.
Osasco marcou presença no evento com seis atletas, que integraram a equipe de São Paulo e participaram de diversas disputas. As duplas representantes da cidade foram: Alexandra Quinalia e Gilberto Brotto, Marco Colmenero e Jadson Lima, e Li Lima e Maria Sol. Marco Colmenero, integrante do programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Osasco, representou a cidade com destaque, enquanto Gilberto Brotto, além de competir, também exerceu a função de técnico da equipe paulista.
O desempenho dos atletas osasquenses foi expressivo. A equipe de São Paulo, na qual estavam os representantes de Osasco, ficou com o 4º lugar na classificação geral. Em relação às competições por duplas, os resultados também foram positivos. Na categoria B, Marco Colmenero e Jadson Lima terminaram em 4º lugar. Já Li Lima e Maria Sol conquistaram a 3ª posição, enquanto Gilberto Brotto e Alexandra Quinalia ficaram em 4º lugar na categoria mista 50 anos.
Apesar da boa performance, a equipe de São Paulo não conseguiu superar a força da equipe do Rio de Janeiro, que levou o bicampeonato da competição. O Rio de Janeiro empatou com o Distrito Federal, ambos com 935 pontos, mas saiu vitorioso ao vencer três categorias contra duas do Distrito Federal. Goiás, que foi campeã em 2023, terminou em 3º lugar com 930 pontos.
O secretário de Esporte de Osasco, Thiago Borges, não poupou elogios aos atletas que representaram a cidade. “É um orgulho para nós assistirmos nossos atletas competindo de igual para igual com os melhores do país. Eles são um exemplo de esforço e talento, e estamos muito satisfeitos com o desempenho de todos”, declarou.