Em memória ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado nesta quarta-feira, dia 29 de janeiro, Cotia destaca seu Núcleo de Atendimento às Pessoas Trans e Travestis, um serviço especializado em saúde que atua há três anos na cidade. O Núcleo oferece atendimento multidisciplinar a mais de 120 pessoas, marcando a luta contra a transfobia e a busca por direitos e dignidade para essa população.
O Núcleo, que funciona no Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Acolhimento (SAE/CTA), oferece atendimento com médico, psicólogo, assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem e farmacêutico. “O atendimento dispensa a necessidade de agendamento ou encaminhamento. Basta comparecer, preferencialmente, às segundas-feiras, das 13h às 15h. Após acolhimento, os usuários são direcionados para os serviços de consultas e exames, conforme o caso”, explicou Nélio Girardo, coordenador do local.
A Secretaria de Saúde de Cotia mantém parceria com o Centro de Referência e Treinamento em IST/AIDS (CRT-IST/AIDS) do Estado de São Paulo, por meio da qual é feita a articulação necessária para os interessados em cirurgias de redesignação sexual ou mamoplastia masculinizadora. Essa parceria também garante o fornecimento trimestral de medicamentos como testosterona, estradiol e ciproterona, oferecendo suporte completo aos usuários cadastrados no Núcleo.
SERVIÇO
Núcleo de Atendimento às Pessoas Trans e Travestis
Endereço: Avenida Prof. Manoel José Pedroso, 1347 – Parque Bahia
Telefone: (11) 4616-0800 e (11) 4703-2867
E-mail: saude@cotia.sp.gov.br
Dias de atendimento: Segunda-feira, das 13h às 15h
Atendimento gratuito
Primeiro atendimento não precisa agendar