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Procon-SP registra aumento de reclamações na Black Friday 2024

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Black Friday Procon
Imagem de freepik

O Procon-SP acompanhou a Black Friday 2024, realizando fiscalizações em lojas físicas e sites de comércio eletrônico e atendendo consumidores. Foram vistoriados 353 estabelecimentos, sendo 176 autuados por infrações (principalmente ausência ou inadequação na informação de preços, problemas com a validade de produtos e ausência do Código de Defesa do Consumidor). No interior e litoral, foram 109 autuações de 192 estabelecimentos (57%); na capital, 67 de 161 (42%). Mais de 60 produtos de 10 sites foram monitorados.

O Procon-SP registrou 2.133 reclamações online (alta de 36,9% em relação a 2023), e 2.627 atendimentos (reclamações, consultas e orientações, alta de 23,7%). Os principais problemas relatados foram atrasos na entrega (maioria dos casos), produtos ou serviços diferentes dos adquiridos, cancelamento de compras, maquiagem de preços e indisponibilidade de itens. Os atrasos na entrega somaram 814 casos. As empresas mais reclamadas foram Dotcom/Sephora (137 reclamações) e Magazine Luiza/Netshoes/Época Cosméticos/Magalupay/Hub Fintech (92 reclamações).

O balanço completo da ação do Procon pode ser conferido aqui.