O Teatro Municipal Glória Giglio, em Osasco, foi palco de muita emoção durante a cerimônia de premiação do concurso Professor Inovador. A iniciativa da Secretaria de Educação celebrou o empenho e a criatividade de educadores que desenvolvem projetos inovadores em sala de aula.
O evento realizado na sexta-feira (29) reuniu professores premiados, familiares, diretores e coordenadores de escolas, além de autoridades como o prefeito Rogério Lins, a vice-prefeita Ana Maria Rossi, o secretário de Educação, Cláudio Piteri, e o vereador Délbio Teruel, representando o Legislativo osasquense.
O concurso premiou professores nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA)/Mova. Ao todo, 30 educadores foram reconhecidos por seus projetos inovadores, inscritos individualmente.
Os cinco primeiros colocados em cada categoria receberam prêmios em dinheiro, troféus e certificados equivalentes a um curso de 30 horas. Os demais classificados, do 6º ao 30º lugar, também receberam premiação em dinheiro.
Entre os destaques da noite, a professora Elis Regina Nunes Costa, da creche Vilma Catan, foi premiada pelo projeto “Arte na Educação Infantil: incluindo e transformando vidas”. A iniciativa utiliza diferentes formas de arte, como música, dança, teatro, pintura e literatura, para promover a inclusão e o desenvolvimento das crianças.
Elis Regina compartilhou, emocionada, os resultados positivos do projeto, especialmente com duas crianças autistas que demonstraram avanços significativos em sua autonomia e interação.
O prefeito Rogério Lins parabenizou os professores e agradeceu pelo empenho em transformar a educação na cidade: “Essa noite é dedicada a cada um de vocês. Somos muito gratos por todo o empenho em transformar para melhor a educação na nossa cidade”.
O secretário de Educação, Cláudio Piteri, também expressou sua gratidão e destacou a importância da inovação na educação: “Só inova quem não está acomodado com o que faz. Quem quer construir uma política séria na educação não pode ser conformado”.