O deputado estadual Gerson Pessoa, líder do Podemos, apresentou um projeto de Lei na Assembleia Legislativa com o objetivo de criar políticas de prevenção e enfrentamento à violência nas escolas estaduais de São Paulo.
O projeto propõe diretrizes para proteger a vida e os direitos fundamentais de alunos, professores e profissionais da educação, estendendo-se também a escolas municipais e privadas que queiram aderir às diretrizes.
Algumas das diretrizes incluem a formação e atualização dos docentes em abordagens pedagógicas para lidar com a violência escolar, a promoção da resolução pacífica de conflitos, a participação da comunidade escolar em debates sobre a violência nas escolas, e a promoção de uma cultura de paz com respeito aos direitos humanos.
Gerson destaca que a violência nas escolas é um problema crescente, e é necessário adotar medidas efetivas para garantir um ambiente seguro e harmonioso para todos os envolvidos na educação.
A política proposta conta com a participação ativa da comunidade escolar e inclui ações educativas, campanhas de conscientização e capacitações para combater diversas formas de violência, como agressões físicas e verbais, bullying, discriminação, assédio e crimes sexuais.