A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou na última semana o Projeto de Lei Complementar (PLC) 85/2023, que incorpora o município de Araçariguama à Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A proposta, de autoria do deputado Carlos Cezar (PL), segue para o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que pode sancionar ou vetar.
A inclusão de Araçariguama, município com 21.522 habitantes (Censo IBGE 2022) e mais de 145 mil quilômetros quadrados, conhecido como “o portal do interior” e importante polo industrial, representa um passo significativo para a integração regional.
Localizado estrategicamente às margens da Rodovia Castello Branco, a 54 km da capital e 72 km do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o município já demonstra fortes laços com a Grande São Paulo.
O deputado Carlos Cezar justifica a proposta, que atende a uma demanda da população local, afirmando que a inclusão na RMSP promoverá a integração de políticas públicas e um planejamento mais eficiente, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da região. “Na prática, oficializa-se uma união social, econômica, política e administrativa que já existe há anos, devido às afinidades entre Araçariguama, a capital e a Grande São Paulo”, destaca o deputado.
A iniciativa surgiu a partir de uma solicitação do presidente da Alesp, deputado André do Prado (PL). Se o texto foi sancionado pelo governador, Araçariguama deixará de integrar a Região Metropolitana de Sorocaba, conforme estabelecido pela Lei Complementar 1.241/2014, que, coincidentemente, teve Carlos Cezar como relator.