Início Cidades Barueri Projeto leva contação de histórias e livros gratuitos a escolas de Barueri

Projeto leva contação de histórias e livros gratuitos a escolas de Barueri

0
o menino e o balão em barueri
A iniciativa tem como peça central o livro "O Menino e o Balão", escrito por Cibele Oliveira /Foto: Divulgação

A magia da leitura desembarca em Barueri nesta semana. O projeto “O Menino e o Balão” visitará quatro escolas públicas da cidade nos dias 27 e 29 de maio, levando contação de histórias, distribuição gratuita de livros e atividades culturais para crianças de 3 a 7 anos, com o objetivo de incentivar o amor pelos livros desde os primeiros anos de vida.

A iniciativa tem como peça central o livro “O Menino e o Balão”, escrito por Cibele Oliveira. A obra, descrita como sensível e cheia de ternura, busca inspirar nos pequenos leitores reflexões sobre valores fundamentais como amizade, respeito e gentileza.

Para tornar a experiência ainda mais especial, a própria autora conduzirá as sessões de contação de histórias para os alunos das seguintes escolas:

  • EMEI João Evangelista de Oliveira
  • EMMEI Maria de Menezes Bezerra
  • EMEI Roque Soares Souza
  • EMEI Eminoldo Harger

Além das apresentações, as bibliotecas das escolas participantes serão contempladas com exemplares do livro “O Menino e o Balão”, que ficarão disponíveis para empréstimo, promovendo a leitura contínua mesmo após o término da ação.

Todas as atividades do projeto são totalmente gratuitas e acessíveis a pessoas com deficiência, reforçando o compromisso com a inclusão e o acesso democrático à cultura.

O Menino e o Balão

O projeto “O Menino e o Balão” é viabilizado pelo Ministério da Cultura, através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). Conta com o patrocínio da Freudenberg Filtration Technologies, Freudenberg Performance Materials, Klüber Lubrication e Vibracoustic. A produção é da AH7 Gestão Cultural, com apoio da Full House Produções Culturais.

“O objetivo é estimular a leitura desde cedo, pois é uma ferramenta poderosa de transformação social, que desenvolve habilidades socioemocionais e amplia horizontes”, destaca Anderson Horácio, gestor da AH7 Gestão Cultural.

O projeto também enfatiza o poder da leitura como ferramenta de inclusão, oferecendo oportunidades de desenvolvimento cognitivo e emocional a crianças que, muitas vezes, têm acesso restrito ao universo literário.