Uma pesquisa divulgada pelo Procon-SP nesta sexta-feira (21) revela um cenário preocupante em relação aos jogos e apostas online, com quase metade dos usuários comprometendo parte significativa de sua renda e enfrentando problemas com as empresas do setor.
O levantamento, realizado entre 3 de dezembro de 2024 e 8 de janeiro de 2025, ouviu 1.533 consumidores que acessaram o site e as redes sociais do Procon-SP. Dentre os 251 entrevistados que afirmaram fazer apostas e/ou jogar online, 71% confirmaram ter mais perdas financeiras do que ganhos, e 39% atualmente possuem dívidas em razão da atividade.
Um dado alarmante é que 48% das pessoas que disseram jogar e fazer apostas, já comprometeram boa parte da renda, retiraram dinheiro de aplicação financeira e/ou pediram dinheiro emprestado para poder apostar e/ou jogar online.
A pesquisa também revelou que 89% dos entrevistados recebem ofertas de jogos ou apostas em suas redes sociais ou celular, e 52% declararam que as publicidades com “celebridades” os influenciam na decisão de jogar ou apostar.
O valor gasto em apostas online supera R$ 1.000 mensais para 18% dos apostadores entrevistados. 4% deles disseram gastar até R$ 100; 26%, entre R$ 100 e R$ 500; 8% entre R$ 500 e R$ 1.000.
Dos 251 entrevistados que costumam jogar ou fazer apostas online, 58% são do sexo masculino; 51% têm de 31 a 44 anos, 30% entre 18 e 30 anos; 50% têm faixa de renda de até 2 salários mínimos e 30% possuem faixa acima de 2 até 4 salários mínimos.
Apostas online e direito do consumidor
A pesquisa também apontou que 63% dos participantes enfrentaram problemas com as empresas que ofertam jogos e apostas online, sendo os principais:
- Recusa da empresa em efetuar o pagamento do prêmio (57%)
- Envio constante de mensagens incentivando a jogar e apostar (14%)
- Regras do jogo, aposta e do valor do prêmio confusas (14%)
Apesar dos problemas, o levantamento mostrou que apenas metade dos usuários tomou alguma atitude, como deixar de se relacionar com a empresa, denunciar aos órgãos competentes ou fazer contrapropaganda nas redes sociais.
O Procon-SP registrou cerca de 2.300 reclamações sobre jogos e apostas online desde janeiro de 2024, sendo que 90% das queixas referem-se à não devolução de valores ou não pagamento de prêmios. Surpreendentemente, 53% dos consumidores que responderam ao questionário não sabiam que o Procon-SP recebe reclamações sobre jogos ou apostas.
O órgão de defesa do consumidor reforça que todos os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor se aplicam aos apostadores, incluindo o direito à informação clara e adequada sobre as regras do jogo, os riscos de perda e os transtornos do jogo patológico (ludopatia).
O Procon-SP também disponibilizou um link em seu site oficial para que os consumidores consultem quais empresas têm autorização do Ministério da Fazenda para operar no Brasil, um aspecto fundamental para registrar uma reclamação em caso de problemas.