Início Cidades Santana de Parnaíba planeja implantação de bilhete único para transporte público

Santana de Parnaíba planeja implantação de bilhete único para transporte público

0
bilhete único santana
Foto: SECOM - Santana de Parnaíba

Está em estudo pela administração municipal de Santana de Parnaíba a elaboração de um projeto para a implantação de um sistema de bilhete único no transporte público municipal. A proposta, segundo a Semuttrans (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito), visa permitir que os usuários realizem viagens completas dentro do município utilizando apenas uma passagem, eliminando custos adicionais de integração entre linhas.

Atualmente, a integração entre linhas custa 50% do valor da tarifa. O objetivo do bilhete único é facilitar o deslocamento diário, reduzir custos para os usuários e incentivar o uso do transporte coletivo, melhorando a mobilidade urbana. A Semuttrans destaca que 9.600 pessoas utilizam o transporte público diariamente em Santana de Parnaíba, que conta com 17 linhas municipais operadas por uma frota de 37 ônibus. A tarifa atual é de R$ 4,50 (pagamento em espécie, vale-transporte e cartão comum), com meia-passagem para estudantes e gratuidade para maiores de 65 anos e pessoas com deficiência.

Para subsidiar o projeto, a prefeitura disponibilizou uma pesquisa online sobre o transporte público municipal, buscando informações sobre linhas mais utilizadas, tipos de trajeto, horários, locais de embarque e destino, além de avaliação do serviço e sugestões.

A proposta do bilhete único, com gratuidade na integração, está alinhada ao Plano Municipal de Mobilidade, Circulação Viária e Transportes (PlanMob), que prioriza o transporte público coletivo e a integração entre os modos de transporte. Nos últimos anos, a prefeitura ampliou as linhas municipais e construiu três terminais rodoviários (Centro, Fazendinha e Alphaville), além de realizar obras viárias como a ligação Colinas-Anhanguera e a duplicação de vias importantes.