Início Cidades São Paulo lança programa de estágio para alunos do Ensino Médio Técnico

São Paulo lança programa de estágio para alunos do Ensino Médio Técnico

0
O governo de São Paulo sancionou lei que institui o programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM), destinado a estudantes do Ensino Médio Técnico
Foto: reprodução site Governo SP

O governo de São Paulo sancionou lei que institui o programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM), destinado a estudantes do Ensino Médio Técnico matriculados nas escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).

O BEEM oferecerá bolsas mensais de até R$ 1.000 para estudantes de áreas tecnológicas, como ciência de dados e desenvolvimento de sistemas. Para os demais cursos, o valor previsto é de até R$ 650. Os estágios terão carga horária de quatro horas diárias, totalizando 20 horas semanais.

O programa está aberto a alunos a partir de 14 anos de idade matriculados no Ensino Médio Técnico. Inicialmente, beneficiará 5.000 estudantes, com planos de expansão para até 30 mil estagiários.

A Seduc-SP será responsável pelo pagamento das bolsas e do seguro contra acidentes pessoais por um período de seis meses. As empresas parceiras deverão fornecer auxílio transporte e designar um supervisor para acompanhar os estagiários.

O BEEM abrangerá cursos oferecidos nas unidades escolares da rede estadual, incluindo parcerias com o Centro Paula Souza e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Atualmente, a rede conta com mais de 70 mil alunos no Ensino Médio Técnico, com projeção de alcançar 170 mil em 2025.

Para o curso de enfermagem, único com estágio obrigatório, a Seduc-SP planeja oferecer uma bolsa por aproximadamente 10 meses durante o segundo ano do curso técnico.

Com a lei sancionada, a Secretaria da Educação iniciará o processo de abertura de editais para parcerias com instituições e empresas privadas. A previsão é que os primeiros estágios comecem no início de 2025.

Após o período de seis meses no programa estadual, as empresas poderão optar por efetivar os estudantes concluintes do Ensino Médio.