Início Cidades Série “Tinha Uma Janela” sobre os mestres da congada será exibida gratuitamente...

Série “Tinha Uma Janela” sobre os mestres da congada será exibida gratuitamente em Cotia

0
tinha uma janela cotia
Imagem: reprodução Instagram

A série de curta-metragem “Tinha Uma Janela” será exibida gratuitamente neste domingo (24), às 19h, na Sede da Congada de São Benedito de Cotia (Rua Padre José Ferreira de Seixas, 146, Vila São Joaquim). A mini-série, contemplada pela Lei Paulo Gustavo em 2023, é composta por quatro episódios que celebram a cultura popular brasileira.

Cada episódio apresenta a história e o legado de mestres e mestras da cultura popular, como Seu Dito da Congada, Tia Ana (mestra do jongo e do samba), Vera Athayde e Mãe Alcina (Instituto Gira-Sol). A série, realizada por Bela Lefèvre (contadora de histórias), Alberto Lefèvre (fotógrafo) e Isadora Carneiro (videomaker), convida o público a conhecer de perto as tradições da congada, samba, jongo, frevo, mandinga e malandragem.

A exibição em Cotia faz parte da programação do evento Consciência Negra 2024. A entrada é gratuita.

História da Congada

A Congada de Cotia é uma manifestação cultural afro-brasileira que mistura dança, música e religiosidade, sendo reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do município desde 2014 e recentemente também pelo estado de São Paulo. Fundada em 1951 por Benedito Pereira de Castro, conhecido como “Seu Dito”, a celebração homenageia São Benedito e celebra a liberdade dos escravizados, com forte simbologia e tradições sincréticas que unem elementos afro e católicos.

Os principais mestres ligados à congada de Cotia incluem membros da família Castro, descendentes diretos do fundador, que preservam a tradição.

As celebrações incluem procissões, danças coreografadas com bastões (inspiradas no Moçambique), cantos em louvor a santos católicos e programação cultural ampla.