A CCR RodoAnel deu início nesta semana à etapa de concretagem da Obra de Arte Especial (OAE) localizada no km 16 do Rodoanel Mario Covas, em Osasco. O projeto, que começou em 22 de abril e tem previsão de conclusão para setembro, visa aprimorar a segurança viária e assegurar a durabilidade da estrutura, que suporta um intenso volume de tráfego diário.
Os trabalhos de concretagem estão sendo realizados durante o período diurno pela empresa Novata Engenharia LTDA e consistem na recuperação do pavimento rígido, da laje e da pré-laje da OAE. Para a execução dos serviços, a faixa 5 e o acostamento da pista externa da SP-021 permanecem interditados durante o dia e à noite.
Com a interdição, os motoristas que trafegam pelo tronco do Rodoanel são direcionados para as faixas 1, 2 e 3 (esquerda e central). Aqueles que vêm da Rodovia Castelo Branco, utilizando o Ramo F, são encaminhados para a faixa 4, que opera de forma exclusiva. As próximas etapas da obra serão iniciadas após a finalização desta fase de concretagem.
O que é uma OAE?
Uma Obra de Arte Especial (OAE) em rodovias é uma estrutura de engenharia diferenciada, geralmente de grande porte, construída para vencer obstáculos naturais ou artificiais ao longo de uma estrada. Quando se diz que uma OAE é concretada, significa que foi executada em concreto armado ou protendido, o que é comum nesse tipo de construção.
Essas obras, que podem ser viadutos, pontes, passarelas ou túneis (em alguns contextos) servem para:
- Permitir a travessia sobre rios, vales ou outras vias (como uma linha férrea ou outra rodovia);
- Facilitar a mobilidade e garantir a continuidade do traçado da estrada;
- Melhorar a segurança e fluidez do tráfego.