Início Cidades Cooperação entre Prefeitura e ACEO visa fortalecer pequenos negócios em Osasco

Cooperação entre Prefeitura e ACEO visa fortalecer pequenos negócios em Osasco

0
aceo e prefeitura de osasco assinam termo de cooperação
Documento foi assinado na última semana /Foto: Eduardo Soares

A Prefeitura de Osasco e a Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO) deram um passo importante para fortalecer o empreendedorismo local. Na última quinta-feira, 15 de maio, foi assinado um termo de cooperação na sede da entidade com o objetivo de fomentar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas do município, por meio de ações conjuntas nas áreas de tecnologia e inovação.

O evento, denominado “Conexão para o Desenvolvimento Econômico”, também marcou a apresentação do plano de trabalho da Secretaria Executiva de Inovação e Tecnologia (Setide) a empresários e empreendedores individuais. O plano detalha as ações que serão desenvolvidas para construir e elaborar as iniciativas da parceria.

Segundo a secretária Executiva de Inovação e Tecnologia, Talita Bottas, a colaboração visa fomentar o desenvolvimento sustentável através da “conexão de pessoas, ideias e oportunidades”. Além dela, o evento contou com a presença do prefeito Gerson Pessoa, do vice-prefeito Lau Alencar, dos secretários de Finanças, Pedro Sotero, de Planejamento e Gestão, Eder Máximo, de Governo, Luciano Camandoni, e do presidente da ACEO, Marcos Gabriel Atchabahian.

Plano de ações para o empreendedorismo

O plano apresentado pela Setide inclui diversas ações da Prefeitura para ampliar os serviços aos micro e pequenos empreendedores. Entre as iniciativas previstas estão:

  • Implementação de um observatório de desenvolvimento e de um boletim de desenvolvimento econômico e empreendedorismo
  • Criação de um Plano de Desenvolvimento Econômico e Sustentável para Osasco
  • Estabelecimento de um Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico
  • Implementação de um novo Fórum de Desenvolvimento Econômico.

No âmbito da Casa do Empreendedor (localizada na Rua Dr. Mariano Jatathy Marcondes Ferraz, 260, Centro), a proposta é descentralizar e facilitar o atendimento, com a criação de novas unidades para formalização de negócios, uma Casa do Empreendedor móvel que percorrerá todas as regiões da cidade, e a simplificação do processo de abertura de novos negócios.

A Casa do Empreendedor também deverá implantar um núcleo de atendimento fiscal, o Banco do Povo, e oferecer letramento digital e cursos em um espaço de coworking público. O uso do WhatsApp com Inteligência Artificial (IA) para tornar a experiência do empreendedor mais resolutiva e a criação de um manual digital detalhado de serviços também estão nos planos.

“É preciso unir forças”, diz Gerson

A parceria visa ainda fomentar a “cultura empreendedora” com a realização de feiras, a oferta de coworking, a capacitação em cultura empreendedora nas unidades da Prefeitura e a criação do programa “Cultura Empreendedora nas Escolas”.

“A maioria na cidade é micro e pequenas empresas, então é importante que esses empreendedores saibam como podem atuar para gerir melhor seu negócio e como lidar com os serviços oferecidos pela prefeitura em relação a suas necessidades”, destacou o presidente da ACEO, Marcos Gabriel Atchabahian, que assinou o termo juntamente com Gerson Pessoa, Talita Bottas e Luciano Camandoni.

O prefeito Gerson Pessoa ressaltou a importância da união de esforços: “Osasco é a segunda economia do Estado. É preciso unir esforços para mantermos essa pujança e que os pequenos empreendedores também conheçam as políticas públicas da prefeitura que os ajudem a facilitar seu dia a dia de negócios”.