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Educação de Osasco mantém evolução no Ideb

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Foto: Matheus Xisto

O ensino na rede municipal de Osasco manteve evolução no do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na segunda-feira (3), pelo Ministério da Educação. Em 2013, o município registrou a nota 5,2. Em 2015, chegou a 5,9 e agora, alcançou a nota 6,1, referente à avaliação dos primeiros anos do ensino fundamental.

“É a primeira vez na história que Osasco atinge uma nota assim. Esperamos evoluir ano a ano, pois nossos profissionais estão comprometidos com a formação de nossas crianças, que são o futuro da nossa cidade”, comemorou o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos).

O Ideb é um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia do Ministério da Educação (MEC). Foi criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas.

“O trabalho diferenciado que estamos realizando nas escolas está gerando frutos. É visível a melhoria no desempenho de nossos alunos. Todos os professores e profissionais da educação estão de parabéns pelo trabalho comprometido e respeitoso realizado em todas as unidades de ensino”, comemorou o secretário de Educação de Osasco, José Toste Borges. “Além disso, implantamos programas inovadores e, com a ajuda da tecnologia e de aulas embasadas nos melhores métodos de ensino, estamos aprimorando no jeito de ensinar e aprender”, completou.

Parceria

A Secretaria de Educação de Osasco mantém parcerias com instituições como a Planneta Educação, que coordena os projetos “Eu tenho Futuro”, que oferece aos alunos durante todo o ano letivo e até nas férias escolares diversos programas.; “A Escola na minha Casa” com visita dos agentes educacionais nas casas dos alunos para fortalecer o vínculo família/escola; “Escola de Educadores” que realiza capacitação de gestores escolares e professores; “Mais tempo na Escola” com oficinas pedagógicas oferecidas no contraturno do período escolar; “Informática na Escola” com utilização da tecnologia como recurso para potencializar o aprendizado; e “Férias na Escola” com atividades recreativas e pedagógicas realizadas no período de férias escolares (janeiro e julho).