Morador de Taboão da Serra, o estudante Luiz Filippe Campos Soares, de 17 anos, alcançou o primeiro lugar em Medicina na Universidade de São Paulo (USP) pelo Provão Paulista Seriado 2024. A divulgação do resultado, na madrugada da última segunda-feira (20), foi marcada por emoção e a realização de um sonho que parecia distante.
“Passei a noite sem dormir. O Provão Paulista era a minha última esperança”, revelou Luiz Filippe, resumindo a tensão e a ansiedade que antecederam a divulgação do resultado. A espera valeu a pena: além de ser o primeiro colocado em Medicina na USP São Paulo, Luiz Filippe também conquistou o segundo lugar entre todos os aprovados na primeira chamada do Provão Paulista.
As aulas do futuro médico na melhor faculdade da América Latina começarão neste primeiro semestre de 2025. Entre oito opções disponíveis para cada estudante no Provão Paulista, Luiz Filippe foi aprovado em sua primeira e principal escolha. “Medicina era minha única opção, é o curso que escolhi desde o início do Ensino Médio. Registrei como escolha apenas medicina na USP, Unesp e Unicamp e justamente fui aprovado para a USP. Não quis escolher outras opções mesmo tendo oito possibilidades porque não queria tirar o espaço que pode ser ocupado por outros estudantes da rede pública. Meu foco era a medicina”, explicou o estudante.
Luiz Filippe, que comparou seu desempenho com as aprovações de 2023, já sabia que tinha chances de aprovação, mas esperou ansiosamente pela confirmação oficial. A notícia chegou enquanto estava no carro com seu pai, Marcelo. “Chorei demais, meu pai gravou mesmo estando no carro. O triste é que temos alguns palavrões gravados em meio ao choro”, brinca o adolescente.
O jovem mora em Taboão da Serra com o pai e o irmão mais novo, e mantém contato com a mãe. O futuro médico revela que, sem o Provão Paulista, teria que continuar como bolsista em um cursinho até conseguir a aprovação em uma universidade pública. “Minha família não teria condições de arcar com uma faculdade de medicina particular, mesmo com bolsa”, disse.
O aluno, que já conquistou uma medalha de prata na Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Professor Francisco Vicente Lopes Gonçalves, também em Taboão da Serra, e agora se prepara para uma nova etapa em sua vida.