Para ampliar o atendimento de um dos canais mais utilizados por aposentados, pensionistas, beneficiários, além da população em geral, as ligações de celular à Central 135 do INSS serão gratuitas a partir de fevereiro de 2023.
Atualmente são gratuitas apenas as ligações feitas de telefone fixo. Para as demais é cobrada a tarifa de uma ligação local.
A Central 135 do INSS funciona de segunda-feira a sábado das 7h às 22h para agendamento de todos os benefícios disponibilizados pela Previdência Social; revisão de benefícios; resultado de perícia médica; consultar data e local e pagamento; consultar andamento do pedido; cancelar requerimento; solicitar cópia de processo; receber orientações, dentre outros serviços.
A advogada especializada em direitos previdenciários e sócia de Crivelli Advogados, Sara Quental, diz que a medida chega em boa hora. “As ligações gratuitas de celular para Central 135 democratizam o acesso ao serviço, principalmente dos segurados mais necessitados, que muitas vezes têm o celular, mas não têm crédito”, explica.
Ela lembra que para agilizar o atendimento, no momento da ligação, o interessado deve estar com acesso aos seguintes documentos:
- CPF;
- Número do benefício ou número de inscrição na Previdência Social;
- Número do PIS (para empregados com carteira assinada);
- Número do NIT (para contribuintes individuais e domésticos);
- CPF ou CNPJ do empregador.