
O prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos) assinou, nesta segunda-feira (26), o termo de adesão ao programa estadual “Atenção ao Egresso e Família”. A iniciativa é uma política pública que visa dar assistência direta ao egresso do sistema penitenciário e também aos seus familiares por meio das Centrais de Atenção ao Egresso e Família (CAEF). O programa promove ações voltadas à educação, saúde, geração de trabalho e renda, apoio psicossocial e jurídico.
Segundo a Prefeitura de Itapevi, a administração municipal irá providenciar espaço de acolhimento para atendimento ao egresso e sua família com estratégias específicas e atenção especial para o público, que será encaminhado diretamente pelo Poder Judiciário.
O programa em Itapevi será operacionalizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, com atendimento (Rua Escolástica Chaluppe, 154 – Centro) e a espectativa é de 300 encaminhamentos/mês pela Vara das Execuções Criminais de Itapevi.
No local, o usuário será acolhido por equipe de serviço social que fará todas as intervenções e encaminhamentos necessários para auxiliar o egresso e sua família, tais como:
- Acolhimento, orientação e encaminhamento de demandas diversas;
- Inserção em programas de capacitação profissional e geração de renda;
- Avaliação e orientação para inclusão em programas sociais;
- Assistência para obtenção de benefícios sociais, de saúde e trabalhistas;
- Auxílio na aquisição/regulamentação de documentos pessoais;
Orientação jurídica; - Encaminhamento à rede de saúde;
- Auxílio na retomada do processo de escolarização/educação.