A Prefeitura de Itapevi deu início ao ano de 2025 com uma intensificação da Operação Verão, programa permanente voltado à prevenção de enchentes e alagamentos no município. As ações, que começaram em 2 de janeiro, têm como foco principal o Córrego Ribeirão São João, na região da avenida Leda Pantalena.
Os trabalhos de infraestrutura urbana incluem o desassoreamento do córrego, começando pela intersecção com a rua Rafael Barranco, no Jardim Portela. A operação se estenderá até o final de janeiro, abrangendo diversos bairros como Jardim São Carlos, Sorocabana, Santa Rita e Amador Bueno, chegando até o limite com o município de São Roque, na altura do bairro São João Novo.
Para realizar o serviço, a prefeitura mobilizou uma frota que inclui escavadeiras hidráulicas, caminhões basculantes e retroescavadeira nas áreas acessíveis. Nas regiões onde o acesso de máquinas é impossibilitado, equipes de zeladoria urbana executam manualmente a poda, corte de mato e retirada de materiais descartados irregularmente, como pneus e entulhos.
“Temos trabalhado muito para acabar com as enchentes no município e já resolvemos este problema em muitas regiões da nossa cidade”, afirmou o prefeito Teco (Podemos), destacando que o Córrego Ribeirão São João permanece como um ponto crítico de alagamentos na região da Leda Pantalena.
Projeto de canalização
Em novembro passado, o município obteve autorização do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) para um projeto de canalização do córrego. A obra prevê intervenções em uma extensão de 3.235 metros, beneficiando aproximadamente 12 mil habitantes dos bairros adjacentes.
Descarte adequado
A prefeitura ressalta a importância da participação dos moradores na preservação das áreas dos rios, evitando o descarte irregular de lixo e entulho. Para facilitar o descarte correto, o município disponibiliza quatro ecopontos localizados no Jardim Rosemary, Vila Dr. Cardoso, Cohab e Jardim Santa Rita, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h.
O descarte irregular de resíduos pode resultar em multas de até R$ 21 mil. Denúncias podem ser feitas ao Setor de Fiscalização de Posturas Municipais (4143-7600), à GCM (199) ou à Polícia Militar (190).