Início Brasil Lula coloca Padilha no Ministério da Saúde após anúncio de vacina nacional...

Lula coloca Padilha no Ministério da Saúde após anúncio de vacina nacional contra a dengue

0
alexandre padilha novo ministro da saude
Padilha será o novo ministro da Saúde do governo Lula / Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) optou por substituir a ministra da Saúde, Nísia Trindade, que ocupava o cargo desde janeiro de 2023, em decisão divulgada nesta terça-feira (25). O escolhido para assumir a pasta é o atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que já possui experiência no Ministério da Saúde, tendo sido ministro entre 2011 e 2014.

A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto por meio de uma nota oficial, informando que Lula comunicou a decisão à Nísia em uma reunião realizada na tarde desta terça-feira. “O presidente agradeceu à ministra pelo trabalho e dedicação à frente do ministério”, diz a nota.

A posse de Padilha está agendada para o dia 6 de março.

Vacina nacional contra a dengue

Pouco antes do anúncio da troca no ministério, Nísia Trindade participou de uma cerimônia no Palácio do Planalto, onde anunciou o desenvolvimento de uma vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue.

A previsão é que, a partir de 2026, sejam ofertadas 60 milhões de doses anuais, com possibilidade de ampliação do quantitativo. “Por enquanto, os idosos ainda não poderão tomar a vacina porque, quando as vacinas são testadas, há sempre um cuidado com a população idosa”, explicou Nísia, ao se referir às fases de testes clínicos de imunizantes.

Em nota divulgada na última sexta-feira (21), Nísia avaliou que a pasta, sob o comando de Lula, tem cumprido o compromisso de reestruturar o SUS e de cuidar da saúde da população “com resultados concretos”, citando feitos como a gratuidade de 100% dos medicamentos do programa Farmácia Popular e o aumento da cobertura vacinal no país após mais de seis anos de quedas consecutivas.

Quem é Alexandre Padilha

Alexandre Rocha Santos Padilha, nascido em São Paulo (SP) em 14 de setembro de 1971, é médico infectologista formado pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado em Saúde Pública pela Universidade de Campinas (Unicamp). Além de sua atuação na área da saúde, Padilha também é professor universitário.

Atualmente, Padilha é deputado federal reeleito pelo PT de São Paulo, estando licenciado do cargo para integrar a equipe ministerial do presidente Lula. Sua trajetória política inclui passagens pelos governos Lula (2009-2010) e Dilma Rousseff (2011-2014), onde chefiou as pastas das Relações Institucionais e da Saúde, respectivamente.

O novo ministro também possui experiência na gestão municipal, tendo assumido as mesmas pastas durante a gestão de Fernando Haddad (2015-2016) na Prefeitura de São Paulo.

Com a Agência Brasil