Os principais sistemas de abastecimento de água da região estão enfrentando uma situação preocupante. O Sistema Cantareira, que abastece Osasco, Carapicuíba e parte de Barueri, e o Sistema Alto Cotia, responsável pelo fornecimento de água para Cotia, Jandira, Itapevi e outra parte de Barueri, vêm registrando quedas consecutivas em seus níveis nos últimos dias.
O Sistema Cantareira, o maior da região metropolitana, encontra-se atualmente com 50,4% de sua capacidade. Mais alarmante ainda é o fato de que nos últimos 30 dias, o sistema não registrou nenhum aumento em seu nível de água. Apenas na última medição, o Cantareira perdeu 0,20% de sua capacidade máxima, o equivalente a 196 milhões de litros de água ou 9.820 caminhões-pipa cheios.
A situação do Sistema Alto Cotia não é muito diferente. Operando com 38,5% de sua capacidade, o manancial perdeu 0,20% de seu volume nas últimas 24 horas, o que representa uma diminuição de 3 milhões de litros. Nos últimos 30 dias, o sistema apresentou apenas uma elevação no nível de água, contra 28 dias de queda.
Essa tendência de queda contínua é particularmente preocupante considerando que estamos entrando no período tradicionalmente mais seco do ano. A falta de chuvas significativas e o consumo constante de água pela população têm contribuído para essa situação.
As autoridades ainda não anunciaram medidas de racionamento. No entanto, a população é encorajada a adotar práticas de consumo consciente de água para ajudar a preservar os recursos hídricos disponíveis.