sábado, 04 de julho de 2026
Publicidade
Almanaque

Museu do Futebol tem programação especial e gratuita nas férias de julho em São Paulo

O Museu do Futebol preparou uma programação especial para as férias escolares, com atividades gratuitas inspiradas nas Copas do Mundo, oficinas, brincadeiras e exposição sobre a camisa da Seleção Brasileira.

Por Aline Ferrari | Atualizado em: 02/07/2026 18:43 Siga-nos no Google News
Publicidade

Quem procura um passeio diferente para aproveitar as férias escolares já pode incluir o Museu do Futebol, em São Paulo, no roteiro. Durante todo o mês de julho, o espaço promove o projeto Férias no Museu, com uma programação gratuita repleta de brincadeiras, oficinas, jogos e atividades educativas inspiradas nas Copas do Mundo.

Com o tema “Festa na Copa em Férias”, a iniciativa transforma a área externa do museu em um ambiente de diversão para crianças, adolescentes e famílias, reunindo experiências que vão além do futebol e valorizam a criatividade, a convivência e a cultura esportiva.

As atividades acontecem até o dia 2 de agosto, de terça a domingo, das 10h às 17h, sempre com acompanhamento de educadores. Aos sábados, o público também poderá participar de oficinas especiais comandadas pelo artista Cleber TTC, que propõe atividades de criação coletiva inspiradas na identidade visual das Copas do Mundo.

Publicidade

Cinco espaços para brincar e aprender

A programação foi organizada em estações temáticas voltadas para diferentes faixas etárias.

Na Primeiros Passes, crianças a partir de três anos participam de brincadeiras com bola, jogos e atividades de pintura. Já a Estação Amarelinhas convida famílias a reviverem a tradicional brincadeira de rua em desafios inspirados na exposição temporária Amarelinha.

Outra atração é o Campinho Festa na Copa, uma quadra inflável onde o público poderá disputar partidas recreativas e participar de desafios de chute ao gol.

Na estação Carinha de Copa, as crianças podem entrar no clima das competições com pinturas faciais inspiradas nas seleções participantes. Já o espaço Brincar de Futebóis reúne diversas versões do esporte em jogos como pebolim, futebol de botão, futmesa, tamancobol, pingue-pongue e air hockey.

Publicidade

Além das atividades presenciais, o museu também exibirá conteúdos audiovisuais sobre a história das Copas do Mundo e fará a transmissão ao vivo das partidas durante o período.

museu do futebol

Museu do Futebol oferece programação gratuita nas férias de julho Foto: Nilton Fukuda

Exposição celebra a história da camisa da Seleção Brasileira

Quem visitar o museu também poderá conhecer a exposição temporária Amarelinha, que conta a trajetória da tradicional camisa da Seleção Brasileira e sua importância dentro e fora dos gramados.

A mostra reúne 18 camisas históricas usadas por grandes nomes do futebol nacional, como Sócrates, Rivellino, Ronaldo e Vini Jr., permitindo que diferentes gerações revivam momentos marcantes da história do esporte brasileiro.

Como visitar gratuitamente

Além das atividades gratuitas do projeto, o público pode aproveitar outras formas de visitar o museu sem pagar ingresso.

Publicidade

Às terças-feiras, a entrada é gratuita para todos os visitantes. Durante o mês de julho, também acontece a campanha “Chuteira para Todas e Todos”, que oferece ingresso gratuito para quem doar um par de chuteiras em bom estado.

A iniciativa, que chega à quinta edição, já arrecadou quase 500 pares, destinados a projetos sociais que incentivam a prática esportiva em diversas regiões do país.

O Museu do Futebol está localizado na Praça Charles Miller, s/n, no Pacaembu, e funciona de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada permitida até as 17h. Os ingressos também podem ser adquiridos antecipadamente pela internet.

Escrito por

Aline Ferrari

Aline Ferrari, estagiária na Redação do Visão Oeste, sob a supervisão da editora Jenifer Oliveira
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *