Quem passa pela divisa de Carapicuíba com Osasco, em frente à estação General Miguel Costa da CPTM, observa tapumes e máquinas que indicam obras. No local, vem sendo anunciada desde 2006 a construção de um terminal de ônibus, obra do governo do estado (EMTU) que faz parte do trecho Jandira – Osasco Km 21 do Corredor Oeste.
De acordo com o secretário de Obras de Carapicuíba, Elias Cassundé, o projeto inicial consistia na construção de uma rodoviária, mas foi mudado por conta do projeto Novo Centro, de Carapicuíba, que terá um terminal intermunicipal. Segundo ele, “hoje no km 21 está sendo feito o alojamento de materiais, quem passa ali pode ver que o pátio de obras esta sendo feito”, mas explica que “a Prefeitura [de Carapicuíba] não é responsável pela obra”.
Já a assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco emitiu nota dizendo que “está conversando com a Secretaria de Transportes do estado” e reafirmou que “o projeto e obras são de responsabilidade do estado. A Prefeitura está avaliando as obras, mas apenas acompanha, já que as ações competem à instância estadual”.
A EMTU, empresa vinculada à Secretaria do Estado de Transportes, afirmou que as obras estão programadas para iniciar em outubro. A empresa disse ainda que no próximo dia 4 de setembro será divulgada a empresa que será responsável pela execução da obra.
Passageiros reclamam de terminal improvisado
Os passageiros que desembarcam nos pontos finais do Km 21, em ônibus municipais de Carapicuíba em sua maioria, para fazer a transferência para os trens da CPTM, reclamam das dificuldades que enfrentam.
A vendedora ambulante Elisa de Souza afirma que “o maior problema é quando chove, porque fica tudo alagado”. O ajudante geral Edmilson Mendes, conta que “à noite é perigoso ficar parado aqui porque tem muito usuário de droga embaixo da ponte (Rodoanel)”.
Além disso, o terminal improvisado não tem cobertura, as calçadas estão sem asfalto e não há sinalização de trânsito adequada.