Entre os eventos que marcam o aniversário de 52 anos de emancipação político-administrativa de Osasco, que serão comemorados na quarta-feira, 19, está a cerimônia de início das obras do prédio do novo Paço Municipal e da Câmara de Osasco. O evento será na tarde da próxima sexta, 21.
A Administração Municipal e a nova Casa de Leis ficarão no terreno da antiga fábrica da Hervy, no Jardim Bonfim. Com os dois poderes em um mesmo edifício deve ser facilitado o acesso da população aos serviços públicos e o acompanhamento dos trabalhos legislativos, de acordo com a Prefeitura.
Prédio terá 25 mil m²
A obra, já em fase inicial, próxima à rodoviária, na zona Norte, passa pela demolição dos antigos galpões da Hervy. O empreendimento será construído por meio de parceria com a iniciativa privada.
Concebido em formato triangular dentro de uma área total de 16 mil metros quadrados, o prédio com 22 andares terá 25 mil metros quadrados de área construída, dos quais 21 mil metros quadrados destinados à Prefeitura e os outros 4 mil à sede da Câmara, incluindo no subsolo um estacionamento com capacidade para 500 veículos.
A área da administração municipal terá, além do gabinete do prefeito e de diversas secretarias, praça de atendimento, um Portal do Trabalhador e um auditório/teatro com capacidade para mais de 700 pessoas, entre outros itens.
Câmara
Na parte da Câmara Municipal, o novo plenário terá área reservada ao público com capacidade para 180 lugares e instalações adequadas para oferecer melhor suporte ao trabalho dos vereadores, já que a estrutura do prédio atual, sem acessibilidade e com gabinetes pequenos, é considerada ultrapassada.
A construção do novo Paço e Câmara Municipal é uma das etapas da Operação Urbana Consorciada Tietê II, dentro do projeto de recuperação e revitalização da região central de Osasco. A previsão é que as obras sejam entregues até o final de 2016.
Administração terá duas subprefeituras
Conforme antecipado pelo Visão Oeste em agosto do ano passado, a Prefeitura de Osasco confirmou a implantação de duas subprefeituras, uma na zona Norte e outra na zona Sul da cidade.
Elas serão construídas por meio de convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O objetivo é descentralizar o atendimento e facilitar o acesso da população aos serviços do município. Nas subprefeituras, poderão ser feitos cadastramento para vagas em escola, solicitações e regularização de imóveis e impostos etc.
Ainda não há previsão para o início das obras.