Uma ação coordenada entre o 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) e o sistema Muralha Paulista resultou na prisão de quatro indivíduos acusados de furtar R$ 50 mil de policial aposentado em Osasco. A prisão aconteceu em Piracicaba na última quarta-feira (26).
Após o crime, os suspeitos fugiram em um veículo VW Santana prata, sendo identificados pelo sistema Muralha Paulista ao passarem por radares na Rodovia SP-348, em Santa Bárbara d’Oeste. Diante da informação, o policiamento foi intensificado na região, culminando na localização e abordagem do veículo na Rodovia Luís de Queiroz, altura do km 154.
Durante a abordagem, um dos suspeitos tentou reagir, mas foi rapidamente contido pelos policiais. Com eles, foram encontrados dinheiro e aparelhos celulares. Um dos detidos confessou ter se passado por prestador de serviço para obter acesso à residência da vítima e realizar o furto. Os demais comparsas confirmaram a versão.
As investigações apontaram que o grupo utilizava o mesmo veículo para praticar furtos semelhantes, sendo identificado em pelo menos dez ocorrências. Enquanto o caso era registrado no DEIC de Piracicaba, mais uma vítima, parente de um oficial da Polícia Militar, foi identificada na cidade de São Roque, evidenciando a audácia e o alcance da atuação da quadrilha.
A operação resultou na apreensão de R$61.485,00, um veículo, quatro aparelhos celulares e três capacetes de segurança. Os criminosos foram conduzidos ao Distrito Policial, onde foram autuados por furto qualificado, estelionato qualificado e associação criminosa. O valor subtraído foi integralmente devolvido à vítima. A ação demonstra a eficiência da integração entre as forças de segurança e a tecnologia no combate ao crime.