Início Cidades Prefeitura de Osasco afasta médico e enfermeira suspeitos de negligência em morte...

Prefeitura de Osasco afasta médico e enfermeira suspeitos de negligência em morte de bebê

22
Após complicações no parto, Valentina passou por duas cirurgias, mas não resistiu e morreu / Foto: reprodução

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, determinou o afastamento do médico neonatologista e da enfermeira obstetra envolvidos na morte de uma bebê poucos dias após complicações no parto, na Maternidade Municipal “Amador Aguiar”. Eles são acusados de negligência pela família da recém-nascida, que recebeu o nome de Valentina.

“O prefeito de Osasco, Rogério Lins, determinou o afastamento do neonatologista e da enfermeira obstetra que estavam de plantão quando da morte de um bebê recém-nascido na Maternidade Amador Aguiar. O afastamento dos profissionais será mantido até o término da sindicância instaurada na Secretaria de Saúde”, afirma, em nota, a Prefeitura de Osasco (leia a íntegra abaixo).

No dia 28 de agosto, a enfermeira teria iniciado o parto, normal, sozinha, segundo a mãe, Gabriela Carneiro. Durante o procedimento, surgiram complicações e a enfermeira passou a pedir ajuda e gritar pelo médico. Três enfermeiros chegaram para ajudá-la.

Mesmo após o problema no parto, a recém-nascida não encaminhada para avaliação pediátrica, segundo a família.

A mãe conta que a bebê, que não chorou ao nascer, gemia de dor e não conseguia mamar. Quando a família questionava os profissionais da maternidade sobre possíveis problemas, teriam alegado que a recém-nascida estava “com preguiça de mamar”.

Quando enfim foi levada ao pediatra, “muito tempo depois do parto”, segundo a família, Valentina foi encaminhada para cirurgia, quase 48 horas após o nascimento. A recém-nascida estava com hemorragia interna após supostamente ter tido o baço perfurado durante o parto.

A bebê ficou sete dias internada e passou por duas cirurgias, até que não resistiu e morreu, na manhã desta segunda-feira (3), em decorrência de uma infecção generalizada. Valentina foi enterrada no cemitério do Bela Vista.

Além da Secretaria de Saúde, a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura Osasco vai abrir uma sindicância para apurar as responsabilidades pelo ocorrido.

“A sindicância interna na Secretaria de Saúde é conduzida pela Comissão de Ética Médica, que analisa os fatos e cujos resultados serão informados aos órgãos que regula as profissões, portanto o CRM (Conselho Regional de Medicina) e o COREN (Conselho Regional de Enfermagem). Já a sindicância a ser instaurada na Secretaria de Assuntos Jurídicos apurará as responsabilidades civis e administrativas dos envolvidos, aplicando as punições cabíveis”, explica a Prefeitura.

Ambas as sindicâncias serão concluídas em menos de um mês.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA OFICIAL DA PREFEITURA DE OSASCO SOBRE O CASO:

“O prefeito de Osasco, Rogério Lins, determinou o afastamento do neonatologista e da enfermeira obstetra que estavam de plantão quando da morte de um bebê recém-nascido na Maternidade ‘Amador Aguiar’. O afastamento dos profissionais será mantido até o término da sindicância instaurada na Secretaria de Saúde.
Além disso, a Secretaria de Saúde instaurou procedimento que está encaminhando para que outra sindicância seja instaurada na Secretaria de Assuntos Jurídicos, também a pedido do prefeito, e que apurará as responsabilidades pelo ocorrido.
A sindicância interna na Secretaria de Saúde é conduzida pela Comissão de Ética Médica, que analisa os fatos e cujos resultados serão informados aos órgãos que regula as profissões, portanto o CRM (Conselho Regional de Medicina) e o COREN (Conselho Regional de Enfermagem). Já a sindicância a ser instaurada na Secretaria de Assuntos Jurídicos apurará as responsabilidades civis e administrativas dos envolvidos, aplicando as punições cabíveis.
Ambas as sindicâncias serão concluídas em menos de um mês”.

22 COMENTÁRIOS

  1. os pais dela hoje choram porque perdeu a sua filhinha linda deus o tenha minha princesa

    papai ter amar ficar com deus sua morte nao vai ficar assim

  2. Uma tristeza mãe ter perdido o bebê de forma tão cruel a mãe deveria ter sido avaliada para saber em que nessidade seria necessário o parto normal no SUS o parto normal é obrigatório desde que a mulher tem condições é super recomendo mas porém muitas vezes a mulher não tem condições de ter parto normal e eles tenta até a exaustão é isto que leva muitas vezes o bebê ou a mãe entrar em óbito por negligência de profissionais mal preparado a saúde neste país pede socorro infelizmente em hospitais particulares não é diferente do SUS.

  3. Minha filha nasceu em amador a 8 anos atrás,graças a Deus ocorreu tudo bem.Mas hoje percebo que o maior problema é o despreparo profissional ,não digo pela formação,mas sim pelo trabalhar com o ser humano,precisamos ser sensíveis quando trabalhamos com pessoas,independente da cultura,posição social ou financeira,todos tem que ser tratado com respeito e com a mesma atenção.Meus sentimentos pela família

  4. OK, ser especializado em fazer um parto é o mínimo para a circunstância né?! O duro é negligenciar o sofrimento alheio dá maneira que foi! Espero mesmo que esses dois se acusados paguem! E vc como profissional faça valer seu diploma, a cima de tudo seja ética com a vida do outro!

  5. Para mim não é nenhuma novidade pois a 20 anos minha mãe quase morreu nessa maternidade meu Irmão carrega a maca da negligência desse lugar .
    Perguntaram o intestino da minha mãe meu Irmão usa fraldas não anda direito passa no médico sempre.
    Minha mãe tem uma barriga horrorosa psicologicamente os 2 são afetados e até hoje sofrem muito e ninguem fez nada.
    Até que enfim o Rogério lins está fazendo alguma coisa.
    Tem que olhar tbem o hospital Antônio giglio que tbem acontecem coisas que só por Deus.
    Meus sinceros sentimentos para a familia desse anjo.

  6. Sou de osasco e digo com todas as palavras Amador maternidade é um lixo ausência de médico é diário, minha filha no parto normal feito por enfermarias teve a clavícula quebrada no terceiro dia que um pediatra olhou e falou na hora e de fato estava.

  7. Meu deus nesse mesmo hospital minha irmã perdeu dois anjinhos,na época não fizemos Nada,foi tanto sofrimento que até hoje minha irmã tem depressão,que a justiça seja feita pelo amor de Deus

  8. Eu tmb tive minha filha lá a 18 anos atrás, graças a Deus tive sorte e fomos bem atendida.
    Mas infelizmente muitas tragédias como essa acontece lá quase todos e nenhuma autoridade faz nada.

  9. Não é a toa que tem o nome de Matador Aguiar. Infelizmente mães como essa que acabou de perder sua filha, será apenas mais uma entre milhares que não tem outras opções de maternidades públicas em Osasco com um atendimento de qualidade. Peço a Deus que conforte o coração dessa mãe e de seus familiares. Fica aqui minha indignação Sr. Rogério Lins, pois no minimo o senhor, deveria ir fazer uma visita a este hospital e ver com seus próprios olhos o que poderia melhorar, desde atendimento a infroestrutura deste hospital.

  10. Dia 25/10/17.eu e minha filha quase morremos no amador Aguiar..cheguei lá com 41 semanas e com dor e eles falavam que eu estava com frescura.por fim comecei entrar em trabalho de parto praticamente sozinha e quando resolveram me dá atenção minha pressão já estáva muito alta 23.minha filha Mas eu com 4.990 kl e 52 cm.
    Eu não tive passagem por isso fizeram o fospel onde quebraram a clavícula da minha filha…
    Eu fiquei muito ruim mesmo e nada foi feito

  11. SOS.OSASCO !!!FISCALISAR COM PESSOAS DE CONFINCA (se é que tem )SEM AVISO CHEGAR E ENTRAR SEM SER SER BARRADO !!APRESENTE UM DOCUMENTO ASSINADO PELO PREFEITO E ENTRE !!!! SE FOR **HONESTO VAI SAIR INDIGNADO DE QUASE TODOS OS SETORES DA PREFEITURA !!! MAS MOSTRE AS CARAS DESTES MAUS FUNCIONSRIOS ,PARA QUE OS (poucos bons honestos e dedicados ) NÃO SEJA PREJUDICADOS PELOS BABA OVO .

  12. Tive meus filhos lá, graças a Deus que sai bem e eles também,mas vi muitas mãozinhas com muita dor e são tratadas com muita frieza ,muitos profissionais são muito brutos e não tratam as pacientes com respeito deveria ter pesquisa de satisfação para todos os profissionais do amador Aguiar

  13. Concordo com vc Patricia nascimento , cade o nome da enfermeira e do neonatologista????? Em prefeito!!!! serar mesmo q comunicaram ao CRM? E ao corem? Eles tem q ser punidos, cade o juramento destes dois?

  14. Bom Dia quando alguém tipo um ladrão Rouba um Altomovel é repetido durante Reportagem 10x Nome dele Aí Quando é um profissional Importante como médico Enfermeira Ninguém diz o nome dele completo Que engraçado

  15. está maternidade já deveria ter Cido fechada infelizmente não é o primeiro caso e nem será o último…prefeito acha com mais pressa neste caso olhe diretamente para este amador Aguiar. péssima qualidade atendimento ruim..profissionais com má vontade ..va lá de uma olhada de perto converse com quem precisa usar este atendimento e vai com medo de ser atendido meu Deus até quando isto vai acontecer estam8s falando de vidas…

  16. Bom dia, só para constar o Enfermeiro especializado em obstetricia, está qualificado para fazer parto normal, estudamos no mínimo mais dois anos após a conclusão do bacharelado em Enfermagem, em caso de complicação acionamos a equipe neonatoligista , o que a população tem é que parar de falar sem conhecimento, sempre que vcs vêm uma notícia já confundem tudo técnico de enfermagem não e enfermeiro e Enfermeiro não faz parto cesariana (pronto falei)

    • OK, ser especializado em fazer um parto é o mínimo para a circunstância né?! O duro é negligenciar o sofrimento alheio dá maneira que foi! Espero mesmo que esses dois se acusados paguem! E vc como profissional faça valer seu diploma, a cima de tudo seja ética com a vida do outro!

  17. Bom dia, só para constar o Enfermeiro especializado em obstetricia, está qualificado para fazer parto normal, estudamos no mínimo mais dois anos após a conclusão do bacharelado em Enfermagem, em caso de complicação acionamos a equipe neonatoligista , o que a população tem é que parar de falar sem conhecimento, sempre que vcs vêm uma notícia já confundem tudo técnico de enfermagem não e enfermeiro e Enfermeiro não faz parto cesariana (pronto falei)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorProfessora “cola” boca de criança com fita para fazê-la ficar quieta, em Jandira
Próximo artigoO drama de Valentina: em Osasco, bebê morre poucos dias após o parto e pais acusam profissionais de maternidade negligência