Os restaurantes, lanchonetes e qualquer estabelecimento comercial que sirva alimentos em Osasco podem passar a ter que expor cartazes com instruções para socorro em caso de engasgo.
O projeto, de autoria do presidente da Câmara, vereador Carmônio Bastos (PODE), foi aprovado pela Câmara de Osasco nesta terça-feira (28), em primeira discussão.
Pela matéria, haverá fixação de cartazes explicativos que demonstrem a aplicação da Manobra de Heimlich em todos os estabelecimentos comerciais em que haja consumo de alimentos. A Manobra de Heimlich é a técnica usada em casos de emergência por asfixia, provocada por pedaços de comida ou qualquer outro tipo de corpo estranho que fique preso nas vias respiratórias da pessoa e impeça a respiração.
“Em Osasco, já ocorreram exemplos de como essa manobra foi utilizada para salvar vidas. Trata-se de uma manobra simples e que pode evitar a morte de uma pessoa”, justificou Carmônio.
Como a proposta foi aprovada em primeira discussão, ainda deve ser submetida a nova votação na próxima Sessão Ordinária. Depois disso, o texto será apreciado pelo Poder Executivo, que tem prerrogativa de sanção ou veto.