Dois ônibus elétricos entraram em circulação em linhas municipais operadas pela Viação Osasco nesta semana, em caráter experimental. Cada veículo possui capacidade para transportar 39 passageiros sentados e 54 em pé.
Um dos coletivos possui piso baixo e circula entre os terminais da Vila Yara e do Km 21, com trajeto único de cerca de 7 km ao longo da Avenida dos Autonomistas.
Já o outro ônibus é de modelo convencional, com o chamado piso alto, e opera na linha 010, entre o Jardim Iguaçu e o Jardim Belmonte, zona Sul de Osasco.
Ontem, o prefeito Rogério Lins acompanhou o início da operação dos elétricos, que serão testados durante dois meses. “É mais uma conquista para a nossa cidade. São veículos de energia limpa. Temos que pensar no futuro das próximas gerações”, afirmou.
Cada veículo tem autonomia para rodar até 250 km sem a necessidade de recarga das baterias. Os veículos são silenciosos, possuem ar-condicionado, tomadas para carregar celular, e, por não utilizarem combustíveis fósseis, não poluem o meio ambiente.