Em cerimônia realizada no Centro Público de Economia Popular e Solidária, o prefeito de Osasco, Jorge Lapas (PT), reuniu-se na sexta-feira, 24, com sindicalistas, vereadores e o deputado estadual Marcos Martins, para apresentar e assinar o projeto de lei que institui, no calendário oficial do município, a Semana do Trabalhador.
A secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Mônica Veloso, detalhou a proposta. “Vivemos em uma cidade que tem DNA do trabalho, cujos trabalhadores tem contribuído e muito para o progresso e desenvolvimento”, disse. “Essa lei tem como objetivo dar visibilidade às ações que estão voltadas para classe trabalhadora e para sua família e também de resgatar o processo histórico do que representa o trabalho para cidade de Osasco”, completou.
O projeto assinado pelo prefeito foi entregue ao presidente da Câmara Municipal, Antônio Toniolo.
Lapas destacou a importância da medida. “Temos muitas iniciativas propostas pelos sindicatos quando chega a semana do Dia do Trabalhador, como shows, palestras, corridas e passeio ciclísticos. A inclusão, no calendário oficial, vai garantir a criação de um comitê organizador para avaliar esse calendário”, disse.
Lembrando que a cidade de Osasco tem um marco na história do Brasil envolvendo a luta dos trabalhadores, Lapas também sugeriu a criação de um Museu do Trabalhador, no qual seria resgatada a história da greve de 1968, que foi a primeira manifestação contra a ditadura militar no País, dentre outras bandeiras de luta da classe trabalhadora.