Início Brasil Três torcedores são condenados à prisão na Espanha por insultos racistas contra...

Três torcedores são condenados à prisão na Espanha por insultos racistas contra o jogador Vini Jr

0
vini jr
Vini Jr. / Foto: Reprodução/Instagram Vini Jr.

O Real Madrid anunciou, em comunicado publicado nesta segunda-feira (10), que três pessoas foram condenadas à prisão por insultos racistas proferidos contra o jogador de futebol brasileiro Vinícius Júnior, o Vini Jr..

publicidade

Segundo o clube, a sentença foi proferida hoje, na Espanha, e refere-se ao episódio ocorrido durante uma partida entre o Real Madrid e o Valencia pela La Liga, responsável pelo Campeonato Espanhol de Futebol, em 21 de maio de 2023, no estádio Mestalla.

Os três jovens acusados de insultar Vini Jr. foram declarados culpados de delito contra a integridade moral do jogador brasileiro “agravado por terem agido por motivações racistas”. Eles foram condenados a oito meses de prisão e estão proibidos de acessar estádios de futebol por dois anos.

publicidade

O Real Madrid frisou que trata-se da “primeira condenação por atos dessa natureza proferida por varas e tribunais criminais”. “O Real Madrid, que exerceu junto com Vinicius Junior a ação penal privada neste processo, continuará trabalhando para proteger os valores do nosso clube e erradicar qualquer comportamento racista no mundo do futebol e do esporte”, declara o clube.

“Não é por mim. É por todos os pretos”

Vini Jr. usou as redes sociais para manifestar-se sobre a condenação histórica. “Muitos pediram para que eu ignorasse, outros tantos disseram que minha luta era em vão e que eu deveria apenas ‘jogar futebol’. Mas, como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos”, escreveu o jogador.

“Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar. Obrigado a La Liga e ao Real Madrid por ajudarem nessa condenação histórica”, finalizou o atleta do Real Madrid, nos Stories do Instagram.

vini jr
Reprodução/Instagram

publicidade