O cinema brasileiro está em festa! O filme “Ainda Estou Aqui” e a atriz Fernanda Torres foram indicados ao Oscar 2025 em três categorias. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (23), em Los Angeles. Fernanda Torres concorre ao prêmio de Melhor Atriz, enquanto a produção brasileira foi indicada nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro.
Fernanda Torres disputa o prêmio de Melhor Atriz com Cynthia Erivo, Karla Sofía Gascón, Mikey Madison e Demi Moore. Na categoria de Melhor Filme, “Ainda Estou Aqui” concorre com produções como “Anora”, “O Brutalista”, “Um Completo Desconhecido”, “Conclave”, “Duna: Parte 2”, “Emilia Pérez”, “Nickel Boys”, “A Substância” e “Wicked”. Já na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, o filme brasileiro disputa a premiação com “A Garota da Agulha” (Dinamarca), “Emilia Pérez” (França), “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha) e “Flow” (Letônia).
Fernanda Torres já havia sido premiada com o Globo de Ouro de melhor atriz na categoria Drama, no início do mês, sendo a primeira brasileira a receber essa honraria.
A indicação de Fernanda Torres ao Oscar traz à tona uma tradição familiar, já que há 25 anos sua mãe, Fernanda Montenegro, disputou a mesma categoria por sua atuação em “Central do Brasil”, também dirigido por Walter Salles. Na ocasião, Fernanda Montenegro não venceu, mas o filme ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.
A cerimônia de premiação do Oscar 2025 está prevista para o dia 2 de março, em Los Angeles.
Com a Agência Brasil