O governo paulista leiloa na tarde de hoje (28), na B3 (Bolsa de Valores), a concessão de um trecho de 92 quilômetros da Rodovia Raposo Tavares, entre São Paulo e Cotia. O investimento estimado é de R$ 1,3 bilhão.
O projeto Nova Raposo prevê a construção de 50 quilômetros de pistas marginais, 20 quilômetros de novas faixas, alças de acesso, passarelas e um túnel com ligação à Marginal Pinheiros, incluindo três viadutos. O prazo de concessão é de 30 anos, com investimentos totais estimados em R$ 8 bilhões.
A empresa vencedora poderá instalar novos pedágios, com o primeiro previsto para o km 11 da capital (leia mais aqui). O projeto prevê desapropriação de 300 mil m² de área, gerando preocupação entre moradores sobre o impacto ambiental.
Quatro empresas participam do leilão: EcoRodovias, CCR, Via Appia e EPR. O governo afirma que 60% das contribuições recebidas durante a consulta pública foram incorporadas ao projeto. Segundo o Governo do Estado, os assuntos ambientais serão discutidos em audiências públicas futuras.