A Polícia Civil, por meio da Delegacia Seccional de Carapicuíba, deflagrou nesta quarta-feira (21) uma operação contra uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas, com atuação em diversas cidades do interior e da região metropolitana de São Paulo. A ação resultou na descoberta de um laboratório para produção de drogas sintéticas no município de Araçariguama e na prisão de envolvidos.
Durante o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão, as equipes policiais localizaram o laboratório em Araçariguama. No local, foram apreendidos 49 comprimidos de ecstasy, 234 quilos de insumos diversos para a produção de entorpecentes, uma variedade de cigarros eletrônicos, quatro pistolas, uma espingarda e cinco veículos. Dois irmãos, de 34 e 44 anos, que operavam o laboratório, foram presos em flagrante.
Além dos itens encontrados no laboratório, também foram apreendidas mais armas, munições, quantias em dinheiro, notebooks, celulares e cadernos contendo anotações detalhadas sobre as atividades do tráfico.
Investigações
A investigação que culminou na operação teve início após a análise de dados extraídos do celular de um homem preso anteriormente por tráfico de drogas, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
As informações obtidas, incluindo trocas de mensagens em um aplicativo, revelaram a complexa dinâmica do grupo criminoso, detalhando desde o preparo das drogas, o abastecimento de pontos de venda, a contabilidade do tráfico e a rotina de comercialização dos entorpecentes.
Com base nas provas coletadas, a Justiça expediu os 16 mandados de busca e apreensão contra 12 indivíduos investigados. As ordens judiciais foram cumpridas simultaneamente nas cidades de Santana de Parnaíba, Cajamar, Ilha Comprida, Osasco, Campinas e Araçariguama, onde o laboratório foi desmantelado.
Ainda no âmbito das investigações, sete homens e uma mulher foram formalmente indiciados pelo crime de associação ao tráfico.
Os dois irmãos surpreendidos pela polícia de Carapicuíba no núcleo de preparação de drogas da quadrilha em Araçariguama, que até o momento da operação não figuravam entre os investigados iniciais, foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Santana de Parnaíba, onde permaneceram presos.
O caso foi registrado como tráfico de drogas, localização e apreensão de objeto, porte ilegal de arma de fogo, associação para o tráfico e cumprimento de mandado de busca e apreensão. As investigações prosseguem para identificar outros possíveis envolvidos na rede criminosa.