O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será submetido a um novo procedimento médico nesta quinta-feira (12), de acordo com boletim divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês. O procedimento, uma embolização de artéria meníngea média, será realizado pela manhã.
A nota, assinada pelos médicos Luiz Francisco Cardoso e Álvaro Sarkis, esclarece que o procedimento é endovascular, ou seja, um cateterismo realizado sem a necessidade de uma nova cirurgia em centro cirúrgico. De acordo com a assessoria de imprensa da Presidência da República, trata-se de uma etapa “protocolar” da cirurgia já realizada anteriormente.
O boletim médico informa ainda que o presidente Lula permanece internado na unidade de cuidados intensivos, mas passou o dia bem, sem intercorrências. Ele realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares. Lula continua sob os cuidados dos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
A natureza do procedimento, embolização de artéria meníngea média, indica uma intervenção para estancar um possível sangramento ou reduzir a pressão em uma artéria específica do cérebro.
Embora a assessoria tenha minimizado o procedimento, a realização de um novo ato médico, mesmo endovascular, reforça a necessidade de monitoramento constante do estado de saúde do presidente. A expectativa é que novas informações sobre o estado de saúde de Lula sejam divulgadas após sua conclusão.
Com a Agência Brasil
LEIA TAMBÉM// Emídio deseja boa recuperação a Lula: “O Brasil precisa de você”