Início Cultura “Ainda Estou Aqui”: emocionada, Fernanda Torres celebra indicação ao Oscar

“Ainda Estou Aqui”: emocionada, Fernanda Torres celebra indicação ao Oscar

0
fernanda torres ainda estou aqui
Atriz comentou indicações ao Oscar / Foto: Reprodução/redes sociais

Aos 59 anos, Fernanda Torres comemorou hoje (23) nas redes sociais sua indicação ao Oscar 2025 como melhor atriz no longa “Ainda Estou Aqui”, que concorre nas categorias de melhor filme e melhor filme estrangeiro.

Visivelmente emocionada, Fernanda Torres expressou sua gratidão e orgulho em um vídeo publicado no Instagram: “Queridos, eu não tenho nem o que falar. Eu queria agradecer, claro, ao Walter [Salles], à generosidade que ele teve comigo nesse filme, ao fato do nosso filme estar indicado não só para filme de língua estrangeira, mas melhor filme do ano. Isso é uma coisa inimaginável”.

“Foi um filme que a gente fez na felicidade. E, acima de tudo, eu quero agradecer e homenagear essa mulher extraordinária chamada Eunice Paiva, que está por trás disso tudo, que é a geradora disso tudo. E ao Marcelo Paiva, que escreveu esse livro extraordinário e que nos possibilitou fazer esse filme”, continuou a atriz.

Torres também ressaltou a importância da indicação para o cinema brasileiro e para a cultura do país. “É uma coisa histórica, é uma coisa emocionante para mim, pela minha mãe ter estado nesse lugar 25 anos atrás, pelas mãos do Walter. E também pelo que isso significa para o cinema brasileiro, para a cultura brasileira, um filme falado em português”, disse.

“Eu estou muito emocionada, muito surpresa. E queria dizer que eu amo o Brasil. Estou muito orgulhosa de uma história brasileira fazer sentido no mundo e nos trazer essa alegria, não só para mim, para o Walter, para todo mundo envolvido nesse filme, como para o país inteiro”, completou.

Oscar 2025

Fernanda Torres disputa o prêmio de Melhor Atriz com Cynthia Erivo, Karla Sofía Gascón, Mikey Madison e Demi Moore. Na categoria de Melhor Filme, “Ainda Estou Aqui” concorre com produções como “Anora”, “O Brutalista”, “Um Completo Desconhecido”, “Conclave”, “Duna: Parte 2”, “Emilia Pérez”, “Nickel Boys”, “A Substância” e “Wicked”.

Já na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, o filme brasileiro disputa a premiação com “A Garota da Agulha” (Dinamarca), “Emilia Pérez” (França), “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha) e “Flow” (Letônia).

Fernanda Torres já havia sido premiada com o Globo de Ouro de melhor atriz na categoria Drama, no início do mês, sendo a primeira brasileira a receber essa honraria. A indicação de Fernanda Torres ao Oscar traz à tona uma tradição familiar, já que há 25 anos sua mãe, Fernanda Montenegro, disputou a mesma categoria por sua atuação em “Central do Brasil”, também dirigido por Walter Salles. Na ocasião, Fernanda Montenegro não venceu, mas o filme ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.

Ainda Estou Aqui

ainda estou aqui filme fernanda torres
Fernada Torres vive Eunice em “Ainda Estou Aqui” / Foto: Reprodução Sony Pictures/YouTube

O longa dirigido por Walter Salles é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e narra a história real de Eunice Paiva, mãe do autor, que dedicou a vida à busca pelo corpo do filho, desaparecido durante a ditadura militar no Brasil. A trama acompanha a luta incansável de Eunice, interpretada por Fernanda Torres, em busca da verdade e da justiça, em meio a um período de grande repressão e violência no país. O filme é uma comovente homenagem à memória, à resistência e à importância de não esquecer os horrores do passado.

A indicação ao Oscar é um reconhecimento da qualidade e da relevância da produção brasileira, que aborda temas como direitos humanos, memória e justiça, e que ressoa com o público em todo o mundo. A expectativa agora é para a cerimônia de premiação, que está prevista para o dia 2 de março, em Los Angeles.

Assista ao trailer de Ainda Estou Aqui