
Nesta semana, na Câmara Municipal de Osasco, vereadores petistas e tucanos falaram sobre o resultado da eleição presidencial. Ao apresentar uma moção de congratulações à presidente Dilma Rousseff pela reeleição, a parlamentar Maria José Favarão (PT) criticou a postura da imprensa na cobertura da campanha eleitoral e citou o caso da revista Veja, que adiantou sua edição para sexta-feira passada para, segundo a vereadora, influenciar a decisão do eleitor com denúncias sem prova. Ela defendeu a realização de uma reforma política por meio de uma Assembleia Constituinte exclusiva para o tema, “pois elegemos o Congresso mais conservador da história”, disse.
A presidente, em suas primeiras entrevistas após a reeleição, também citou a reforma política como prioridade. “Entre as reformas, a primeira e mais importante deve ser a reforma política. Deflagrar essa reforma, que é de responsabilidade do Congresso, deve mobilizar a sociedade por meio de um plebiscito, de uma consulta popular. Somente com um plebiscito nós vamos encontrar a força e a legitimidade para levar adiante este tema”, disse. Parte do Congresso, no entanto, pressiona para que ocorra um referendo, onde a população só diria sim ou não para um projeto já aprovado pelos deputados e senadores.
Já o vereador André Sacco (PSDB) disse que a vitória de Aécio Neves em Osasco aconteceu por “fadiga de material do PT em São Paulo”. “A população saiu às ruas pedindo mudanças e a tese que o Aécio trouxe são propostas de mudanças mais concretas, mais transparentes, de melhoria dos índices econômicos, na empregabilidade, na responsabilidade fiscal”, disse.
O tucano afirmou também que a falta de água em Osasco não prejudicou a campanha do PSDB porque o governador Geraldo Alckmin teria uma “palavra de ordem técnica muito segura”. “Quando o governador diz que não haverá racionamento, que não faltará água eu acredito, porque ele tem um rol de técnicos que assessoram o governo e a Sabesp. Está faltando pontualmente em alguns locais, mas em 95% dos locais tem água”, disse o vereador.