Início Cidades Câmara de Cotia aprova projeto que garante leito separado para mães que...

Câmara de Cotia aprova projeto que garante leito separado para mães que perderem bebês

0
leito separado mães que perderam bebês cotia
De autoria do vereador Luisão Tinoco (Mobiliza), a proposta foi votada nesta terça / Foto: Estudio DC no Freepik

Em uma decisão voltada para o acolhimento e a sensibilidade no atendimento à saúde feminina, a Câmara Municipal de Cotia aprovou ontem, terça-feira (8), um projeto de lei que obriga hospitais e maternidades a oferecerem leitos ou quartos separados para mães que sofreram perda gestacional ou tiveram diagnóstico de óbito fetal.

O Projeto de Lei nº 27/2025, apresentado pelo vereador Luisão Tinoco (Mobiliza) em fevereiro, recebeu 15 votos favoráveis e agora segue para análise do prefeito Welington Formiga (PDT), que pode sancionar ou vetar a proposta. A medida, se sancionada, será aplicada tanto na rede pública quanto na rede privada de saúde do município.

A proposta visa garantir um ambiente mais reservado e menos doloroso para mulheres que enfrentam o luto pela perda de um filho durante a gestação ou no parto. Além do leito separado, o projeto assegura a essas mães o direito a ter um acompanhante de sua escolha durante todo o período de internação. Prevê também o encaminhamento para atendimento especializado em saúde mental, caso seja necessário.

Durante a sessão, o vereador Luisão Tinoco defendeu a importância da iniciativa. “Com este projeto, buscamos garantir um tratamento acolhedor para as mulheres, evitando ainda mais sofrimento emocional. A medida visa ampará-las num momento tão delicado que é a perda de um filho”, afirmou o autor na tribuna.