Leandro Conceição
Aos 10 anos o jovem Yago Gonçalves, da comunidade do Vila Izabel, em Osasco, se destaca nas categorias de base do futebol de campo e de salão, jogando pelo Corinthians. Cheio de personalidade, ele se define como um volante “com muito espírito de liderança”, sempre jogando com a camisa 13, sua marca registrada. O prodígio osasquense já tem até uma daquelas siglas imponentes: Y13, à lá CR7, R9…
Yago está prestes a embarcar rumo à Espanha para a disputa da competição internacional sub-10 Íscar Cup, de futebol 7 (society), pela seleção paulista, que reúne destaques dos clubes do estado. A Íscar Cup acontece de 22 a 26 de março, em Valladolid, com 30 equipes, entre as quais Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid, Porto e Paris Saint Germain.
Cria do tradicional Vila Izabel, um dos clubes mais tradicionais da várzea osasquense, Yago também já jogou três anos no Grêmio Recreativo Barueri (GRB), onde foi capitão.
Ele e os pais, Wender e Amanda Gonçalves, contam que o jovem talento teve propostas para jogar em outros grandes clubes, como Palmeiras e São Paulo, mas o coração corintiano falou mais alto. O jovem sonha em seguir os passos do ídolo Neymar e jogar no Barcelona. “Sonho em jogar lá porque gosto de muita gente que joga lá”.
Sonho em seguir os passos dos Neymar
Uma semelhança entre o prodígio osasquense e o astro do poderoso clube espanhol no qual o garoto se espelha é o papel do pai no incentivo à carreira. Assim como Neymar pai, Wender Gonçalves também tentou carreira no futebol profissional e sempre apoiou e investiu no talento do filho.
Inclusive, para Wender poder acompanhar Y13 em sua primeira viagem internacional, na Íscar Cup, os pais vão realizar neste sábado, 27, uma feijoada com pagode para arrecadar fundos. “Preciso estar com ele, acompanhando cada momento dele”.
