Fernando Augusto
O ex-prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PMDB), foi condenado em primeira instância por improbidade administrativa devido a uso da máquina administrativa na campanha à prefeitura do seu então vice-prefeito e secretário de Esportes, Carlos Zicardi. Furlan teria utilizado eventos públicos oficiais em benefício do candidato que indicou para sua sucessão, mas acabou derrotado por Gil Arantes (DEM).
Participação em eventos considerada irregular
Furlan, que pretendia se candidatar a deputado estadual na eleição de outubro, teve os direitos políticos suspensos por oito anos, além de condenado a ressarcir aos cofres públicos os valores gastos nos eventos públicos onde teria havido a propaganda política irregular e também pagamento de multa.
Três eventos levaram à condenação do ex-prefeito. Todos ocorreram entre 18 de junho e 15 de novembro de 2011. O “Agitaí”, entrega de kits esportivos no ginásio José Corrêa, o programa “Nosso Abraço” e, o que custou mais caro à Prefeitura: uma comemoração da igreja evangélica Assembleia de Deus na Arena Barueri. O evento teria custado R$ 155 mil à Prefeitura e contou com a presença de Rubens Furlan, Zicardi, além da então secretária de Administração e candidata a vice-prefeita, Cilene Bittencourt, e a deputada federal Bruna Furlan (PSDB).
A juíza Nilza Bueno da Silva escreveu que “compareceram eles ostentando símbolo de campanha, sem contar que Rubens Furlan fez discurso evidenciando qualidades pessoais dos requeridos Carlos Zicardi e Cilene Bittencourt. Como também salientado e não negado, o prefeito Furlan falou claramente que Carlos Zicardi deixaria a Secretaria de Esportes para assumir a candidatura para a Prefeitura”.
Bruna e Cilene foram condenadas apenas a pagamento de multas, pois a juíza considerou que a participação das duas foi menor nos eventos.
Além de recorrer ao Tribunal de Justiça (TJ-SP) para tentar reverter essa edição, Rubens Furlan também ficou inelegível por decisão do plenário da Câmara Municipal de Barueri que, em agosto do ano passado, rejeitou as contas do exercício de 2011.
Gil é absolvido em processo por doação de móveis feitas por sua esposa
Na mesma semana em que o ex-prefeito Rubens Furlan foi condenado, o atual prefeito, Gil Arantes, foi absolvido, também na justiça eleitoral de Barueri, em ação que era movida por abuso de poder econômico.
A coligação de Furlan e Zicardi acusava na ação a esposa de Gil Arantes de distribuir móveis numa espécie de compra de votos. A decisão derruba também as acusações sobre uso indevido de meios de comunicação e utilização de verbas públicas da Assembleia Legislativa para campanha eleitoral.
A juíza considerou que as doações não tiveram fins eleitoreiros e foram confirmadas por notas fiscais das Casas Bahia.
Ex-prefeito se defende em nota
Rubens Furlan divulgou uma nota onde comenta a decisão judicial e avisa que vai recorrer. “Trata-se de um julgamento antecipado, uma decisão de primeira instância em que meus advogados não tiveram sequer a oportunidade de produzir provas. Por esta razão, meus advogados pedirão a anulação da sentença por entendermos que houve cerceamento do direito de defesa. Ressalto que não houve nenhuma das irregularidades constantes no processo e já estamos exercendo o direito de recorrer à instância superior”, escreveu.