Início Brasil Morre aos 89 anos Amaury Pasos, lenda do basquete brasileiro

Morre aos 89 anos Amaury Pasos, lenda do basquete brasileiro

0
morre amaury passos lenda do basquete
Amaury faleceu um dia após completar 89 anos / Foto: Reprodução/Instagram/Corinthians

O basquete brasileiro está de luto. Amaury Pasos, bicampeão mundial e um dos maiores nomes da história da modalidade no país, faleceu na madrugada desta quinta-feira (12) em São Paulo, um dia após completar 89 anos. A causa da morte não foi divulgada.

Em nota oficial, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) decretou luto de três dias e lamentou a perda do ícone do esporte nacional: “O basquete está de luto. O Brasil e o mundo perderam nesta quinta-feira… O ídolo e Hall da Fama da FIBA, Amaury Pasos. Aos 89 anos, o bicampeão mundial e único homem a ser por duas vezes MVP de uma Copa do Mundo, descansou, falecendo em São Paulo cercado por filhos, netos e familiares mais próximos”, diz o comunicado.

Além dos títulos mundiais conquistados em 1959 e 1963, Amaury ostenta a marca única de ter sido eleito duas vezes o jogador mais valioso (MVP) em Copas do Mundo, em posições diferentes – ala e armador. Sua trajetória também inclui medalhas olímpicas de bronze em Roma-1960 e Tóquio-1964, além de sua consagração no Hall da Fama da FIBA.

Sua trajetória vitoriosa não se limitou à seleção brasileira. Amaury Pasos também brilhou no basquete do Corinthians, onde conquistou dois títulos brasileiros e três paulistas entre 1966 e 1972. Em outubro deste ano, o clube alvinegro inaugurou um busto em sua homenagem no Ginásio Wlamir Marques, evento que contou com a presença do próprio Amaury.

O Corinthians também prestou homenagem nas redes sociais após a notícia de seu falecimento: “O Corinthians se une aos fãs, familiares e amigos neste momento de luto”. O Basket Osasco também lamentou a morte do ídolo.

O velório de Amaury Pasos segue até as 18h desta quinta-feira (12), na Rua São Carlos do Pinhal, 376, em São Paulo. A despedida do ídolo deixa um vazio no basquete brasileiro, mas seu nome e suas conquistas permanecerão para sempre na história do esporte nacional.