Início Destaque Após incêndio, famílias lutam para reconstruir suas casas

Após incêndio, famílias lutam para reconstruir suas casas

0
enário de destruíção toma conta do local após as chamas
Após incêndio, famílias lutam para reconstruir suas casas / Fotos: Rovena Rosa/Agência Brasil

Ocupação Esperança// Fogo atingiu 300 das 500 casas e deixou centenas de famílias desabrigadas

enário de destruíção toma conta do local após as chamas
Após incêndio, famílias lutam para reconstruir suas casas / Fotos: Rovena Rosa/Agência Brasil

William Galvão

Cerca de 300 famílias ficaram desabrigadas após o incêndio de grandes proporções que atingiu a Ocupação Esperança, no bairro da Santa Fé, em Osasco, na última terça-feira, 13. Os moradores, organizados pelo movimento Luta Popular, com ajuda do Fundo Social de Solidariedade de Osasco já planejam a reconstrução de tudo.

O fogo queimou cerca de 80% da favela, que contava com aproximadamente 500 barracos e casas de alvenaria e deixou três pessoas com ferimentos leves. Morador da comunidade, Ari é um dos que não tiveram sua casa inflamada. “Participo da associação e estamos todos juntos”, disse. “Bem material a gente conquista, eu não perdi nada, estou com minha família, minhas filhas, todos com saúde e é o que importa”.

A causa do incêndio ainda é incerta. O Corpo de Bombeiros já descartou a hipótese de curto circuito e afirmou que “quem vai poder fazer uma análise precisa será a Polícia Civil”. As pessoas desalojadas estão acomodadas, por enquanto, algumas no Ginásio Esportivo Henrique Alves Moraes, no Jardim Baronesa, outras resistem no local. A comunidade precisa de doações de itens básicos como água, comida, cobertores, roupas, itens de higiene pessoal, até itens como móveis, colchões, camas e material para construção (veja abaixo onde doar).

rr_incendio_comunidade_ocupacao_esperanca_foto_rovena_rosa_agenciabrasil-8

Batalha judicial acontece há três anos entre moradores e proprietário

O incêndio aconteceu uma semana após a Prefeitura de Osasco emitir o decreto nº 11.351 intervindo contra a reintegração de posse que havia sido solicitada pelo proprietário do terreno, em nome da empresa de cosméticos KJ Kady Jacqueline LTDA, e que deveria ocorrer em até 90 dias a partir de julho desse ano. Os moradores travaram uma batalha judicial com o proprietário do terreno desde 2013.

A Prefeitura emitiu decreto no dia 6, declarando o terreno de interesse social para o desenvolvimento de projetos habitacionais. A administração pública se comprometeu com as famílias na tentativa de aprovar a execução do programa Minha Casa Minha Vida na área.
“É estranho o fogo ter acontecido em um momento tenso como esse”, disse o prefeito de Osasco, Jorge Lapas (PDT). “Estamos muito preocupados com isso, mas estamos aqui para estender as mãos. Está toda a prefeitura mobilizada”, acrescentou. Ele disse que a prefeitura continua com a intenção de construir moradias nesse mesmo terreno, negociando com o proprietário.

rr_incendio_comunidade_ocupacao_esperanca_foto_rovena_rosa_agenciabrasil-6

Pontos de doação
Ginásio Esportivo Baronesa – rua Duke Ellington, 530, Jardim Baronesa, Osasco

EPPEN/UNIFESP – Osasco –rua Angelica, 100, Jardim das Flores, ao lado só Sesi Osasco.

Fundo Social de Osasco – av. Bussocaba, 140, Centro de Osasco. Tel: 3652-9400

São Paulo – Espaço Kiwi Cia de Teatro – rua Frederico Abranches, 189, Santa Cecília.

Direto na Ocupação Esperança – Estrada Alpina, Santa Fé (Ponto final da linha municipal do ônibus Santa Fé / Saída 17 da rodovia Anhanguera, na estrada de terra ao lado da empresa Dacarto)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFrases: relembre declarações que marcaram a semana
Próximo artigoGiro das Cidades