Aprender a lidar com emoções como tristeza, raiva e angústia é um desafio que acompanha a vida toda, começando desde a infância. Pais e responsáveis têm um papel fundamental em auxiliar crianças e adolescentes nesse processo de desenvolvimento emocional.
“Os sentimentos são um conjunto de expressão das emoções das crianças e adolescentes. Se eles estão sentindo a necessidade de colocar isso para fora, é preciso que os pais e responsáveis observem, acolham e iniciem um diálogo”, explica a psicóloga Bianca Ferreira Larangeira, do Marista Escola Social Ecológica.
Além da conversa, Bianca sugere o uso de ferramentas como filmes e séries para facilitar a expressão dos sentimentos. “Observar o comportamento e as reações dos personagens diante de diferentes situações pode estimular as crianças e adolescentes a compartilharem o que estão sentindo”, afirma.
Confira cinco animações recomendadas pela especialista para promover esse diálogo:
1. Divertida Mente (e Divertida Mente 2): A animação da Pixar mostra as emoções de Riley como personagens que habitam sua mente. O primeiro filme explora a importância de expressar as emoções básicas, enquanto a sequência, que estreou recentemente nos cinemas, aborda sentimentos mais complexos da adolescência, como ansiedade e vergonha.
2. O Rei Leão: O clássico da Disney aborda temas como família, medo e amizade, por meio da jornada de Simba. Disponível no Disney+.
3. A Viagem de Chihiro: Este longa japonês explora o choque entre gerações e os diversos sentimentos envolvidos nesse embate, a partir da história de Chihiro, uma menina que precisa lidar com uma mudança indesejada. Disponível na Netflix.
4. Masha e o Urso: Baseada em um conto de fadas russo, a série acompanha as aventuras da pequena Masha e retrata sentimentos de descoberta, anseio e angústia, comuns na infância. Disponível no Prime Vídeo.
5. Procurando Nemo: A animação da Pixar conta a história de um pai que busca seu filho perdido e aborda sentimentos como perda, angústia e a importância da família. Disponível no Disney+.